sexta-feira, 24 de abril de 2009

Histórico

Filho de Carlos Augusto de Andrade e Maria Luísa Leite Moraes Andrade, nasceu do dia 9 de outubro de 1893 na cidade de São Paulo. Andrade teve como primeira vocação a musical, entrando no conservatório de São Paulo em 1911. Porém, antes disso escreveu o seu primeiro poema datado em 1904.
Em 1913 seu irmão Renato falece, tendo como causa um golpe durante um jogo de futebol. Então Mário muda-se junto a sua família para uma fazenda em Araraquara e abandona de vez sua carreira como pianista, pois a morte do seu irmão ocasionara um tremor em suas mães impossibilitando-o de tocar. Contudo não chega a abandonar a música tornando-se professor dessa arte, e começa a dedicar-se mais a literatura.
Em 1917 publica Há uma gota de sangue em cada poema , seu primeiro livro de poemas nele Andrade assina como Mário Sobral e não chega a apresentar originalidade , fato que é justificado pela influência das escolas européias. Após a sua publicação viaja para o campo onde inicia o seu trabalho de documentação sobre a história e cultura no interior do Brasil , dando destaque à música. mário de Andrade continuaria esse trabalho por toda a sua vida. Um dos grandes eventos desse trabalho foi a Missão de Pesquisas Folclóricas em 1938, na qual visitou mais de 30 localidades em 6 estados diferentes.
No dia 25 de fevereiro de 1945 Andrade sofre infarte di miocárdio e faleceu.






                                     As imagens acima tratam-se, respectivamente, do anúnciou da morte de Mário de Andrade, publicado no Jornal do Brasil, na terça-feira  do dia 27 de fevereiro de 1945, e o seu jazido perpétuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário